Craniados
Taxonomia
- O nome "Craniado" define os animais que possuem uma estrutura chamada "crânio". O crânio é um compartimento duro e resistente localizado na cabeça que protege o encéfalo (cérebro) e a maior parte dos órgãos sensoriais.
- Os craniados são divididos em dois grupos: os Vertebrata, que possuem coluna vertebral, e os Hyperotreti, cujos únicos representantes são os peixes-bruxa.
- Os Vertebrata são em si próprios divididos em dois grupos: Os Gnathostomata, que são os vertebrados com mandíbula, e os Hyperoartia, cujos únicos representantes são as lampreias.
- Os Gnathostomata se si dividiram em duas linhagens: os Chondricthyes, que originaram os peixes cartilaginosos, e os Ostheichtyes, que desenvolveram esqueletos ósseos.
Colorido em azul está o esqueleto cartilaginoso, em verde está a notocorda. e em amarelo estão tecidos fibrosos.
- Os Osteichthyes se dividiram então em mais duas linhagens: os Actinopterygii, que originaram os atuais peixes ósseos com nadadeiras radiais, e os Sarcopterygii, que seriam os peixes com nadadeiras lobadas.
- Acredita-se que os ancestrais dos Sarcopterygii originaram os peixes pulmonados atuais, Dipnoi, e os Tetrapoda, vertebrados com quatro membros (pernas e braços).
- Os ancestrais dos tetrápodes se separaram nos grupos Amphibia, os anfíbios, e Amniota, em que os embriões são envoltos pela membrana Amniótica.
- Os amniotas em si deram origem aos Mammalia, mamíferos, e Reptilia, répteis e aves.
https://conhecimentocientifico.r7.com/mamiferos/
https://conhecimentocientifico.r7.com/repteis/
https://www.pinterest.com/pin/191895634093153288/
Organização Esquelética
Os endoesqueletos dos craniados protege total ou parcialmente o sistema nervoso e tem importante função na sustentação e movimentação do corpo.
https://open.oregonstate.education/aandp/chapter/7-4-the-vertebral-column/
O suporte fornecido pelo endoesqueleto permite o cresimento contínuo sem necessidade de troca, como nos artrópodes. Por causa disso, os craniados são em média maiores que os artrópodes e atingem tamanhos máximos muito superiores.
https://health.clevelandclinic.org/growth-plate-injuries-know/
O esqueleto dos craniados está também fortemente integrado com o sistema muscular, permitindo grande capacidade de movimentação, que é uma das características mais significativas do grupo.
Os craniados apresentam o esqueleto axial, que define o eixo do seu corpo (axis, grego para eixo) que protege o sistema nervoso central. Ele é composto pelo crânio, que protege o encéfalo e pela coluna vertebral (presente apenas nos vertebrados), constituída por vértebras, que são estruturas ósseas com buracos (arcos neurais), que articulando-se entre si formam um eixo de sustentação corporal onde as perfurações se alinham em um canal por onde passa a medula espinal.
Além do esqueleto axial existe também o esqueleto apendicular, que são as estruturas esqueléticas que dão sustentação para aos apêndices corporais (nadadeiras, asas, pernas e braços).
O crânio é dividido em três partes:
Neurocrânio: Constituído por placas ósseas ou cartilaginosas abauladas e intimamente unidas, ele forma uma estrutura arredondada onde fica contido o encéfalo e grande parte dos órgãos dos sentidos.
Esplancnocrânio: Compõe-se da mandíbula e outras estruturas que sustentam a parte anterior no tubo digestório. Tem muita importância nos gnatostomados por carregar os dentes. Acredita-se que esta estrutura surgiu a partir da gradual transformação dos arcos (ou traves) da faringe (ou arcos branquiais), presentes em espécies mais primitivas.
Dermatocrânio: Formado por placas ósseas que recobrem externamente o neurocrânio e esplancnocrânio.
Referências Bibliográficas:
AMABIS; MARTHO. BIOLOGIA - biologia dos organismos 2, Parte II. Moderna Plus. 4. ed. Moderna. cap. 11.4, p. 380-381.
Comentários
Postar um comentário